19/07/2007

Com base no conhecimento da realidade da zona em estudo e de acordo com o conhecimento, sensibilidade, e capacidade de enfrentar novos desafios, os autores deste projecto delinearam quatro eixos de intervenção prioritários com vista à resolução da problemática dos depósitos não controlados de resíduos.

Os eixos de intervenção apresentados visam apresentar alternativas para colmatar as lacunas encontradas no actual sistema e implementar uma politica ambiental fortemente sustentada “aproximando” as soluções técnico-politicas das necessidades dos cidadãos.
Assim, cada eixo de intervenção é constituído por acções exequíveis atendendo ao público-alvo a abranger e parceiros a envolver tendo sempre presente os custos de cada acção.

O primeiro eixo de intervenção visa alterar a realidade existente até então, tendo como pano de fundo a degradação da paisagem, a poluição de solos e águas superficiais/subterrâneas e poluição atmosférica de modo a assegurar a salubridade pública e o equilíbrio natural dos ecossistemas.
A intervenção no local assume-se como um dos principais pontos-chave para alcançar os objectivos deste plano. Se por um lado a aplicação deste procedimento pode ser entendido como um compromisso político para resolver esta questão, por outro demonstra perante a população uma vontade de erradicar estes pontos.